Prefeitura garante ordenamento do trânsito e suporte da Guarda Municipal durante a 'Via Sacra'



Um dos maiores espetáculos a céu aberto do Nordeste, a 'Via Sacra', encenada no bairro Anjo da Guarda, reúne um grande público duarante os dois dias de apresentações. Este ano, o evento ocorre dias 29 e 30 de março.

De acordo com os organizadores, a expectativa de público esperado para prestigiar o evento é em torno de 300 mil pessoas. Apoiadora do evento, a Prefeitura de São Luís executa diversos serviços em toda a área do espetáculo, entre os quais uma força-tarefa para a organização do trânsito e a disponibilização de homens da Guarda Municipal para garantir a organização e segurança do evento.

O ordenamento do tráfego está a cargo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Além de interdições em trechos específicos da área Itaqui-Bacanga, a operação inclui a presença de agentes de trânsito e viaturas de apoio, que atuarão de forma itinerante por todo o circuito, a fim de garantir o disciplinamento do trânsito durante o espetáculo.

As ações de intervenção e disciplinamento de trânsito ocorrerão nas principais ruas e avenidas do Anjo da Guarda. A intervenção terá início às 15h dos dias 29 e 30 e se estenderá até às 23h, na Praça Recanto da Paixão, Teatro, Viva Anjo da Guarda e Praça do Anjo.

A operação da área será realizada diariamente por 30 agentes de trânsito, três motocicletas e cinco viaturas de apoio que atuarão de forma itinerante em todo o circuito interditado.

A primeira interdição ocorrerá no cruzamento da Avenida Paquistão com a Avenida Dinamarca. A partir deste ponto, toda a Avenida Dinamarca e as transversais que dão acesso a essa avenida serão interditadas até a Avenida Odylo Costa, filho.

O trecho interditado continuará pela Avenida Odilo Costa, filho, passando pela Praça do Anjo, Avenida Vaticano, até a entrada do bairro do Anjo da Guarda. A última interdição ocorrerá na Avenida Palestina até a Praça da Ressurreição.

Os ônibus e veículos que trafegam nestes itinerários que serão interditados, no sentido bairro, deverão desviar pela Avenida Paquistão, seguir pela Avenida Colômbia e Avenida Grécia até a Avenida Odilon Costa Filho, seguindo itinerário normal. No sentido Centro, os motoristas deverão fazer o percurso inverso.

A SMTT pede a compreensão dos condutores para que evitem transitar nas respectivas ruas e avenidas a fim de evitar transtornos e, consequentemente, maiores complicações. Obedecer às interdições, a sinalização e as ordens do agente de trânsito são algumas práticas que geram fluidez ao trânsito e segurança a todos os usuários da via.

SEGURANÇA

Em mais uma ação de apoio à 'Via Sacra', a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), disponibilizará homens da Guarda Municipal para o evento. O contingente será de 40 guardas municipais, distribuídos em 10 viaturas, que darão suporte de segurança ao evento.

"Tudo visando fortalecer o trabalho dos guardas municipais e também garantir a segurança dos participantes do espetáculo - um dos maiores do Nordeste brasileiro -, e garantir o brilho do evento. É orientação do prefeito Edivaldo o total apoio e atenção à 'Via Sacra', especialmente, ao público", disse o secretário da Semusc, Heryco Coqueiro.

O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Roberto Braga, falou sobre a importância do evento. "Queremos somar com a comunidade, prestar nosso serviço de segurança ao cidadão. A Guarda Municipal tem essa obrigação. Como a 'Via Sacra' é importante para a comunidade, ela também se torna importante para nós. Vamos dar nosso apoio nos dias do evento para manter a segurança do entorno, para que o espetáculo possa transcorrer dentro da normalidade", disse.

ROTEIRO

O roteiro da 'Via Sacra' começa pela Praça Recanto da Paixão, seguindo pela Praça do Anjo da Guarda, rua ao lado do hospital da comunidade e Praça da Ressurreição. O espetáculo, segundo os organizadores, é o segundo maior da Região Nordeste do Brasil. Fica atrás apenas do espetáculo homônimo de Nova Jerusalém, no Estado de Pernambuco.

Cerca de 1.500 pessoas estarão participando direta e indiretamente do espetáculo, entre atores, colaboradores e pessoas da comunidade.


Nenhum comentário: