Prefeitura implanta iluminação artística na praça Benedito Leite imprimindo mais beleza ao local


Lampiões estilo colonial e projetores de piso darão um novo visual à Praça Benedito Leite

A Prefeitura de São Luís está investindo em um novo projeto de iluminação na Praça Benedito Leite. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), integra o conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Edivaldo nesta área.

Com uma iluminação mais moderna e artística, a intenção do poder público municipal é ressaltar a beleza do Centro Histórico de São Luís, que guarda parte importante da história da capital maranhense que dia 08 de setembro completou 406 anos.
A revitalização de espaços públicos e a implantação de nova iluminação já contemplou várias regiões da cidade.

O novo projeto de iluminação da praça inclui a instalação de lampiões estilo colonial e projetores de piso. A iluminação artística ficará por conta de 42 projetores que destacarão as palmeiras da praça, dando ênfase à beleza do espaço, que também será iluminado por 24 lampiões.

Nesta semana, as equipes trabalham na conclusão da instalação dos postes e no lançamento dos cabos de força para conectar os lampiões. Toda a fiação está sendo trocada, bem como os eletrodutos, modernizando toda a iluminação do local.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, afirma que, com a ação, a intenção do prefeito Edivaldo é, especialmente durante as festividades em comemoração ao aniversário da cidade, valorizar os espaços públicos que preservam a história da cidade, como a Praça Benedito Leite, que leva o nome de importante político, magistrado e jornalista maranhense.

"O objetivo é tornar esse importante espaço da cidade ainda mais bonito. Através de uma iluminação artística e moderna, mas preservando as características arquitetônicas e o estilo colonial da praça, nossa intenção é promover a valorização do local, bastante frequentado por turistas e ludoviceses. Com ações como essa, o prefeito Edivaldo demonstra o zelo que tem pela cidade, especialmente pelo Centro Histórico da capital maranhense", destaca o titular da Semosp.

PRAÇA BENEDITO LEITE

Ao lado da Catedral Metropolitana - Igreja da Sé e do Palácio do Comércio, a Praça Benedito Leite é passagem obrigatória de quem passa do centro comercial para a Praça Pedro II e seu entorno, onde estão localizados prédios públicos e pontos turísticos como o Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, e o Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

A Praça Benedito Leite bem como o conjunto arquitetônico que a cerca é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955.

O nome da praça foi dado após a construção de uma estátua de bronze em homenagem a Benedito Pereira Leite. A estátua, executada em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont, foi inaugurada na manhã do dia 28 de fevereiro de 1912.

Entre os espaço que já receberam iluminação artística implantada pela gestão do prefeito Edivaldo estão o Forte Santo Antônio, na Ponta d´Áreia, o cruzamento das avenidas Litorânea com Holandeses; Lagoa da Jansen; Avenida da Universidade/Cohafuma; Ponte Bandeira Tribuzzi; elevado do Trabalhador no Calhau; Parquinho da Litorânea; e os coqueiros da Litorânea - na descida do Barramar, só para citar alguns.

Nenhum comentário: