Pais de alunos denunciam abandono da UEB Girassol em Paço do Lumiar



Centenas de pais e mães de alunos da Unidade de Ensino Básico Girassol, do bairro Vila Cafeteira, em Paço do Lumiar, foram às ruas na manhã desta sexta-feira (29) protestar contra o descaso do município com a escola.

Segundo Valquíria Costa, Mãe de uma aluna de 4 anos, a merenda escolar oferecida às crianças não é de boa qualidade e a quantidade servida é insuficiente para alimentá-las.

“A merenda, quando tem, é menos de meio copo de leite com 3 biscoitos. Minha filha, que tem 4 anos, sempre me pede para colocar um pouco mais de merenda na lancheira para ela dividir com a coleguinha, que não leva por não ter em casa”, revelou.

Além da falta de merenda escolar, os pais denunciaram o descaso com a infraestrutura. O teto da Unidade de Ensino apresenta goteiras e eles temem que possa desabar sobre as crianças.

O bebedouro há seis meses foi desligado da tomada por oferecer risco de choque elétrico e o vaso sanitário não possui descarga. As salas de aula não oferecem nenhum conforto às crianças.

Falta gás de cozinha, legumes, verduras, frutas e condimentos para temperar os alimentos.

Ameaça de transferência

Os manifestantes aproveitaram para denunciar também a ameaça de transferência das professoras que denunciarem o descaso com a escola. Uma professora já teria sido transferida para um bairro distante da zona rural por não concordar com a forma como vem sendo tratada a UEB Girassol por parte do poder público municipal.

“As professoras trabalham com medo. Ninguém pode falar nada, que é logo ameaçada de transferência para um bairro distante”, denunciou uma mãe de aluno.  

Equipamentos como computadores, impressoras e encadernadoras utilizados na escola, foram comprados, segundos as mães, com a venda de rifas e com a contribuição de professores e funcionários da escola.

“Se hoje nós temos esses equipamentos na escola é porque nós nos cotizamos, vendemos rifas e recebemos doações dos próprios funcionários”, revelou uma mãe.

A UEB Girassol funciona em um prédio alugado e atende cerca de 270 crianças, de 4 a 5 anos.

O portal do Itaqui-Bacanga tentou ouvir o prefeito Domingos Dutra, mas ele não foi encontrado para falar sobre as denúncias feitas pelos pais de alunos.

Nenhum comentário: