Comissão realizará inspeção na Faculdade Pitágoras nesta sexta



A Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, em parceria com órgãos de defesa do consumidor, realizará, nesta sexta-feira (12), uma inspeção oficial na Faculdade Pitágoras, em São Luís. A inspeção tem como objetivo averiguar a situação dos serviços prestados pela instituição de ensino, além de obter informações diretamente de alunos e funcionários.

O deputado Duarte Jr. (PCdoB), presidente da comissão, esclarece que, caso a faculdade não regularize os pontos que são alvo de protesto, medidas rígidas devem ser tomadas.

“Uma delas é o impedimento de novas matrículas. A mercantilização da educação vai ser combatida com rigor pela comissão nesta ou outra instituição. Assim vamos garantir para os universitários maranhenses a oferta de um ensino de qualidade, focado no aprendizado efetivo e não no simples lucro de uma instituição”, declarou Duarte Jr.

Divulgado pelo Procon, o ranking das empresas mais reclamadas do Estado mostra o Pitágoras como líder em reclamações no ano de 2018. Com cerca de 20 mil alunos em duas unidades em São Luís, a faculdade aparece à frente do Banco do Brasil e da Cemar, empresas com milhares de consumidores.

Filial de uma rede de ensino superior com unidades em todo o Brasil, o Pitágoras em São Luís já acumula vários processos no PROCON e na Defensoria Pública. As principais reclamações registradas pelos alunos dizem respeito à demora no atendimento presencial, falhas no sistema online, não oferta de disciplinas no período correto e a oferta sem aviso prévio de disciplinas na modalidade de ensino a distância (EaD), quando deveriam ser ofertadas na modalidade presencial.

Nenhum comentário: