Mês das crianças é comemorado com muita solidariedade


V

Voluntários do Programa Energia do Bem da Equatorial Maranhão levaram alegria e brinquedos para crianças.

Em comemoração ao mês das crianças, a Equatorial Maranhão reuniu os seus colaboradores em diversas ações sociais, por meio do seu programa de voluntariado, Energia do Bem com a finalidade de proporcionar momentos de lazer e bem-estar para crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

As ações que aconteceram desde o início do mês de outubro levaram aos pequeninos atividades lúdicas, brincadeiras, além da presença e animação do projeto Circo tá na Rua, patrocinado pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Uma das ações aconteceu no povoado Tauá, no município de Presidente Juscelino, a cerca de 95 km de São Luís. Os voluntários fizeram arrecadação de brinquedos, que foram doados para as crianças do povoado, que também puderam desfrutar de uma manhã recheada de brincadeiras.

Para Sidecleyse Costa, voluntária do Programa Energia do Bem, é gratificante receber o sorriso das crianças e também de seus familiares, como agradecimento por algo que parece tão simples para quem doa e tão grande para quem recebe: “Foi maravilhoso o aprendizado que recebemos na ação, me faz bem a sensação de estar realizada em poder ajudar o outro”, concluiu Sidecleyse.

Além das crianças, as famílias do povoado também receberam assistência dos voluntários, com a doação de cestas básicas.

As crianças da escolinha de futebol do Centro Terapêutico do Maranhão (CTM), patrocinada pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, também receberam os voluntários para uma manhã divertida.

Dessa vez, as crianças participaram das oficinas do projeto O Circo Tá Na Rua, que tem o objetivo de construir um espaço de troca, multiplicação e divisão da arte do circo, mediante treinos com malabares (claves, bolas, arcos). Além, das atividades circense, foram entregues lanches, guloseimas e brinquedos.

Para Jeane Pires, Coordenadora do Programa de Voluntariado Energia do Bem, realizar ações como essa reforçam o real objetivo do voluntário: ser solidário e doar tempo.

“Todas essas ações são muito importantes não somente para quem recebe, mas principalmente para quem está doando um pouco do seu tempo, assim nós contribuímos com a construção de um caráter social e colaborativo de ambas as partes, onde saímos da nossa rotina em prol do outro”, pontuou Jeane.

A Escolinha de Futebol CTM está localizada no bairro do Pindaí, em São José de Ribamar e tem como objetivo incentivar e estimular as crianças e adolescentes da região para a prática esportiva e assim permitir que elas ocupem o tempo livre, pois as atividades acontecem no contraturno da escola e, ainda, possam construir perspectivas de futuro por meio do esporte.

A didática do projeto acontece por meio da integração entre comunidade e instituição, utilizando o estreitamento de laços como principal ferramenta. Os jovens além de conviver com a rotina do futebol recebem também acompanhamentos, palestras e alertas, realizadas por atletas e outros profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário