Prefeito Edivaldo entrega novo mercado e praças no Santa Cruz e Ecopontos no Calhau

 



O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou um conjunto de obras no bairro Santa Cruz na manhã desta segunda-feira (21). Foi reinaugurado o Mercado do Santa Cruz, que foi reconstruído, e mais duas praças, uma dela com quadra poliesportiva, totalmente reformadas. As entregas fazem parte do programa São Luís em Obras, que soma o maior volume de intervenções em infraestrutura urbana já realizada na capital maranhense nas últimas décadas, incluindo mais de 200 praças e a reestruturação de 10 mercados.

O novo Mercado do Santa Cruz é o sétimo equipamento do tipo entregue este ano, garantindo mais dignidade para os feirantes e mais segurança para os consumidores, que esperaram mais de 30 anos pela obra.


Outros três mercados seguem em obras e serão entregues até o final do mês. Também foram inaugurados, nesta segunda-feira (21), dois novos Ecopontos, ambos no bairro Calhau, aumentando para 23 o total de equipamentos do tipo entregues em sua gestão.

“Estamos garantindo dignidade, condições de trabalho e higiene para os feirantes do Mercado do Santa Cruz, que entregamos totalmente reconstruído com bancas e boxes padronizados, nova cobertura, piso, acessibilidade e outras melhorias. Esta é mais uma obra importante de nossa gestão que dá fim a mais uma demanda antiga da comunidade. Também reformamos duas praças do bairro, que agora têm iluminação moderna, parquinho para as crianças, academia ao ar livre, área de descanso e quadra poliesportiva. Nesta reta final da gestão, estamos acelerando ainda mais a agenda de trabalho, fazendo inaugurações todos os dias para poder entregar todas as obras em andamento, melhorando a vida da população”, destacou o prefeito Edivaldo.

Participaram das inaugurações a primeira-dama, Camila Holanda; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emérson Macêdo; Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; o subprefeito do Centro, Jefférson Viégas; os vereadores Astro de Ogum e Gutemberg Araújo; além de representantes dos feirantes e da comunidade.


MERCADO DO SANTA CRUZ

Segundo os feirantes e moradores do bairro, antes da reconstrução o Mercado do Santa Cruz estava em estado precário. Com os serviços, realizado por meio do programa São Luís em Obras, os feirantes receberam um equipamento totalmente novo. “Todos os mercados em obras na gestão do prefeito Edivaldo seguem o mesmo padrão de infraestrutura, segurança e disciplinamento das atividades. Desta forma, entregamos equipamentos modernos para os feirantes e espaços organizados onde a população possa fazer suas compras. É uma nova política de gerenciamentos destes espaços”, afirmou o titular da Semapa, Emérson Macêdo.

Os serviços no Mercado do Santa Cruz incluíram readequação de boxes e bancas, novo telhado, piso e revestimento, pintura de toda parte interna e externa, banheiros, incluindo banheiro para uso exclusivo para pessoa com deficiência, novas redes hidráulica, elétrica e sanitária, instalação de equipamentos contra incêndio, inclusão de elementos para o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte adequado de resíduos sólidos.


O mercado agora conta também com nova área administrativa, acessibilidade e atende a todas as normas de segurança e sanitárias vigentes. “Foi feita uma intervenção completa na parte estrutural e nas instalações. Com esta reestruturação, a gestão do prefeito Edivaldo incentiva o comércio local e reativa a importância social e econômica do mercado”, informa o titular da Semosp, Antonio Araújo.

APROVAÇÃO


O novo Mercado do Santa Cruz vai beneficiar 50 feirantes distribuídos em 40 boxes e 10 bancas. Para o administrador do espaço, Raimundo de Fátima da Cunha, o bairro ganha muito com o novo mercado. “Todo mundo procura um local limpo e organizado para trabalhar e comprar seus produtos. Depois de 30 anos de espera finalmente temos um mercado que atende a essas condições. É um benefício muito grande para o bairro”, comentou.

Marilene Avelar, que trabalha no local há mais de 20 anos, acredita que as vendas devem melhorar com o novo espaço. “Os clientes tinham medo de vir porque o mercado estava cheio de problemas. Agora está muito melhor. A gente vai poder trabalhar com segurança”, disse.

O novo Mercado do Santa Cruz integra o maior pacote de recuperação de mercados de São Luís. Por meio do programa São Luís em Obras já foram reinaugurados os mercados do Coroadinho, Santo Antônio, Monte Castelo e São Francisco, que foram totalmente reconstruídos; o Mercado do Anil, que passou por ampliação; e o Mercado das Tulhas, que teve sua arquitetura histórica restaurada. Na primeira gestão foram reformados os mercados da Vila Palmeira e da Liberdade. Estão em obras e serão entregues até o fim do ano os mercados da Cohab, da Vila Bacanga e do Bom Jesus.

PRAÇAS


O prefeito Edivaldo também inaugurou duas praças no bairro. A Praça do Santa Cruz II fica na rua atrás do mercado. A praça é arborizada e conta com bancos para descanso, iluminação em LED, academia ao ar livre, brinquedo para as crianças e acessibilidade. A Praça do Santa Cruz I fica próxima ao mercado e conta com quadra poliesportiva, além de todos os equipamentos que também compõem a Praça do Santa Cruz I.

As duas praças ficam em áreas que estavam com a infraestrutura totalmente comprometida. Além do embelezamento da região, elas oferecem uma série de benefícios aos moradores. São espaços para atividades culturais, para o lazer das crianças, jovens, adultos e idosos, espaços para prática de atividade física.


As novas praças integram os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo executados por meio do programa São Luís em Obras. Somadas as duas gestões o prefeito Edivaldo entregará mais de 200 praças por toda a cidade entre reformas e construções.

ECOPONTOS

Mantendo uma agenda intensa de inaugurações o prefeito Edivaldo também inaugurou dois novos Ecopontos nesta segunda-feira (21). Os dois Ecopontos ficam localizados no bairro Calhau. O Ecoponto Avenida dos Holandeses fica localizado na avenida de mesmo nome. Já o Ecoponto Calhau Borborema fica na Avenida Borborema. Com isso a gestão chega à marca de 23 equipamentos do tipo entregues na cidade. Com isso a gestão do prefeito Edivaldo garante aumento da coletiva seletiva e dos índices de sustentabilidade.  Atualmente, São Luís tem a maior taxa de reciclagem do Nordeste, 5,44%

Os Ecopontos são unidades onde a população pode fazer a entrega voluntária de materiais recicláveis, evitando o descarte irregular nas vias públicas e o desperdício de matéria-prima. Os equipamentos são, em sua maioria, construídos estrategicamente em áreas que já são usadas para o descarte irregular de resíduos sólidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário