Prefeitura de São Luís inaugura Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal

 



O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou, nesta quinta-feira (03), a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que tem o objetivo de fortalecer as ações preventivas já exercidas pela força de segurança do município. O centro funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), localizada no bairro Alemanha e conta com instalações providas de equipamentos tecnológicos de última geração que vão ajudar na preservação da região central, ao tempo em que também vão englobar áreas da capital que já contavam com câmeras de videomonitoramento. A central integra cerca de 160 câmeras e vai funcionar 24 horas por dia, sempre com guardas municipais de olho nos monitores para garantir a segurança da população e evitar a depredação do patrimônio público

De acordo com o prefeito Edivaldo Holanda Junior, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, durante inauguração, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal se concretiza para fazer de São Luís uma cidade ainda mais segura. "A partir de agora, a Guarda Municipal vai poder monitorar toda a região central da nossa cidade e garantir mais segurança ao patrimônio e à população, auxiliando as outras forças que atuam em São Luís. A central é um importante equipamento na preservação da beleza de nossos espaços, muitos deles reformados recentemente, e para a preservação da segurança dos frequentadores desses locais. Trata-se de um investimento com objetivo de proporcionar bem-estar aos ludovicenses e preservação do patrimônio público", destacou.

Segundo o vice-prefeito, Julio Pinheiro, a implantação da central de videomonitoramento segue exemplo de cidades inteligentes. "A Prefeitura de São Luís está usando os recursos tecnológicos para garantir a segurança das pessoas, papel executado com excelência pelos nossos guardas municipais. A gente vive na era das cidades inteligentes e utilizar monitoramento de espaços públicos por meio de câmeras é o que há de mais novo e o que nos possibilita garantir boa segurança à população. A implantação dessa central de videomonitoramento é fruto de um planejamento que a gestão municipal já vem executando há algum tempo em São Luís, no intuito de modernizar mais e mais a nossa cidade", afirmou, durante a inauguração.

Além do vice-prefeito Júlio Pinheiro, também estiveram presentes os secretários municipais e de Governo, Pablo Rebouças, de Segurança com Cidadania, Héryco Coqueiro; de Turismo, Socorro Araújo e de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate. Também estiveram presentes no evento o comandante da Guarda Municipal, Antonio Fonseca Teixeira Filho; o gestor de operações especiais no Centro Histórico, Charles Lima; o gestor do Corpo de Guarda, Roberto Carlos Braga; o gestor da banda da Guarda Municipal, Cláudio Martins; gestores da Secretaria de Segurança com Cidadania e o superintendente Estadual da Senarc, Breno Galdino.

No novo serviço de monitoramento, os guardas municipais terão acesso a equipamentos de última geração para realizar a movimentação das câmeras de vídeo espalhadas pela região central e em outros diferentes pontos da cidade. O novo sistema conta com vídeo wall, equipamento que possui seis telas de 52 polegadas cada, no-break com autonomia de baterias em caso de falta de energia e mesa controladora. Os guardas que fazem parte da equipe de monitoramento já receberam treinamento para operar o sistema e tirar o máximo desempenho dos equipamentos. O local funcionará 24 horas, sempre com guardas municipais de olho nos monitores.

"A expansão do nosso sistema de monitoramento vai proporcionar mais agilidade de atendimento, em caso de alguma ocorrência, e também vai reduzir custos mas, principalmente, vai aumentar a capacidade de visibilidade de áreas pela cidade que não eram monitoradas. Com essa central vamos ter uma Guarda Municipal ainda mais efetiva, uma vez que esse formato de vigilância vai nos permitir trabalhar de forma preventiva, ou seja, daremos mais segurança para a população, estaremos agindo antes mesmo de ocorrer alguma infração sobre o público ou à vida humana", destacou o titular da Semusc, Héryco Coqueiro.


O suporte dessa Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal se constitui de amplo sistema externo, constituído por cerca de 160 câmeras espalhadas em pontos estratégicos de São Luís - além de outras cinco que compõem o circuito interno. Desse total, 30 são câmeras do tipo speed dome (móveis); 20 câmeras do tipo bullet (fixa); 86 câmeras do tipo bullet; 20 câmeras do tipo bullet e 01 câmera do tipo speed dome. Com todo esse arsenal, a Prefeitura de São Luís passará a monitorar áreas de grande circulação de pessoas, garantindo mais segurança às pessoas da comunidade que circulam por praças, parques e ruas da capital, além de coibir atos de depredação do patrimônio público.

MAIS SEGURANÇA

Reinaugurado em agosto deste ano após reforma completa, o Parque do Bom Menino, localizado no Centro da cidade, também conta uma central que já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo do parque e áreas externas, como a Rua Deputado Vieira da Silva, localizada atrás do logradouro. O vídeo wall do parque é composto por quatro telas de 55 polegadas cada, que podem formar imagens em painel ou isolado, possibilitando o ângulo necessário em caso de identificação de algum delito que ocorra na área abrangida pelo sistema de videomonitoramento.

Na sede administrativa da Semusc, os guardas municipais da Prefeitura de São Luís operam sistema de vídeo wall com 6 telas de 55 polegadas com bordas infinitas, com visão para dezenas de câmeras pela cidade. As câmeras estão instaladas no Parque do Bom Menino (todas fixas), com alcance de 40 metros; no Estádio Nhozinho Santos (fixas e móveis) com alcance de 20 metros, a móvel, e 200 metros, a fixa; e na região do Centro, incluindo a área histórica (fixas e móveis). As câmeras novas localizadas no Centro Histórico têm o alcance de 1 km e as da Avenida Beira-Mar têm o alcance de 300 metros.

 

Nenhum comentário: