.

Programa TCU + Cidades realizará ciclo de webnários para gestores municipais





No dia 19 de abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciará o ciclo de webnários direcionados aos gestores municipais de todo o país que faz parte do Programa TCU + Cidades. Com o tema “O papel do gestor local no combate à pandemia de Covid-19”, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, das 10h às 12h, e terá formato interativo, com os participantes podendo fazer comentários e enviar perguntas por meio do chat do canal.


O Programa TCU + Cidades tem como uma de suas finalidades ampliar o acesso dos 5.570 gestores municipais brasileiros a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas, facilitando o conhecimento sobre os entendimentos e as publicações do TCU.

A entrada em funcionamento do programa permitirá melhor uso do amplo, confiável e diversificado conjunto de informações e normas sobre múltiplos aspectos da gestão pública que os Tribunais de Contas brasileiros possuem, em especial o TCU, de modo a tornar ainda mais efetivas as políticas públicas desenvolvidas em todos os níveis da administração nacional. O TCU + Cidades pretende estimular esse processo.

A iniciativa está em consonância com uma das estratégias que tem sido utilizadas pelos tribunais de contas para tornar o exercício do controle externo ainda mais efetivo, que é a ampliação das ações de caráter pedagógico como forma de contribuir para um salto de qualidade no atual padrão da gestão pública brasileira.

O webnário inicial do Programa TCU + Cidades fornecerá aos participantes informações e orientações técnicas sobre a execução de políticas de saúde no contexto atual da pandemia, além de compartilhar boas práticas de gestão.

A iniciativa está em sintonia também com as ações desenvolvidas no âmbito do Coopera – Programa de Atuação no Enfrentamento da Crise da Covid-19, instituído em 2020 pelo TCU com a intenção de apurar irregularidades, orientar os gestores e promover o diálogo.

O ministro-relator da área de Saúde no TCU, Benjamin Zymler, fará a abertura do evento. Os debates serão iniciados na sequência, com a participação do secretário de Controle Externo da Saúde, Marcelo Aragão, que falará sobre o contexto atual da saúde no País; e da secretária de Controle Externo de Aquisições Logísticas, Tania Chioato, que abordará a questão das compras públicas em situações emergenciais. A moderação será feita pela chefe de gabinete da Presidência, Ana Maria Alves Ferreira.

As inscrições podem ser feitas no Portal do TCU na internet: www.tcu.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário