Prefeito Eduardo Braide acompanha início de atendimento do posto de vacinação contra Covid-19 na UNDB

 





O prefeito Eduardo Braide segue avançando com as ações do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito acompanhou a abertura do Centro Municipal de Vacinação UNDB, no Renascença, sexto ponto de imunização da capital.

O posto foi montado no ginásio da instituição e vai ampliar a capacidade de atendimento da Prefeitura, garantindo mais celeridade na cobertura vacinal do mutirão contra o novo Coronavírus em São Luís, lançado pela Prefeitura. Ainda esta semana entra em funcionamento, também, um posto de vacinação na Zona Rural.

“Agradeço à UNDB pela cessão deste espaço e de sua equipe para nos apoiar neste momento tão importante. Estamos dando início, nesta semana, a um mutirão de vacinação contra a Covid-19 e, para isto, é fundamental ampliar o número de locais disponíveis para a população. Com a abertura deste centro conseguimos atender mais de 10 mil pessoas por dia. Ainda esta semana vamos entregar mais um ponto de vacinação na Zona Rural. É desta forma que vamos vencer a pandemia”, assegurou.

O Centro de Vacinação UNDB tem capacidade para vacinar até mil pessoas por dia. A entrada é feita pela Avenida do Vale e o horário de funcionamento será das 8h às 20h. O local segue todos os padrões do demais pontos já em funcionamento com área de pré-triagem, triagem, vacinação e pós-vacina. Para garantir mais conforto foram dispostas cadeiras, seguindo o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde para evitar aglomeração. As demais medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras e a instalação de totens com álcool em gel, também estão sendo seguidas.

A diretora geral da UNDB, Rebeca Murad, afirmou que a parceria para a vacinação faz parte do compromisso social da instituição. “O papel da academia é formar profissionais para trabalharem em prol da sua comunidade. Enquanto instituição de ensino, é uma responsabilidade muito grande trabalhar lado a lado com a Prefeitura de São Luís neste momento, prestando um serviço essencial”, disse.

Aprovação

Já nas primeiras horas da manhã muita gente foi até o local receber a primeira dose do imunizante. Para o servidor público Leovegildo Terceiro da Costa Silva, 54 anos, a vacinação é um recomeço. “Eu estou muito emocionado por poder me vacinar. É uma sensação de recomeço e uma esperança de que a vida vai voltar a ser como antes”, comentou.

Quem também aproveitou para se vacinar no novo local foi a costureira Lurdinha Neves Costa, 53 anos.

“Eu moro na Liberdade e aqui acaba ficando mais perto porque é meio do caminho entre minha casa e o meu trabalho. Eu acho ótimo que a Prefeitura está colocando pontos de vacinação mais próximos de nós”, comentou.

Mutirão de vacinação

A abertura de um centro de vacinação na UNDB faz parte das estratégias definidas pela Prefeitura no Plano Municipal de Vacinação para garantir cobertura vacinal ampla e rápida à população, iniciando, nesta segunda-feira (31), um mutirão, agora descendo pela faixa etária. Além da abertura de novos pontos de vacinação, nesta semana serão imunizadas duas faixas etárias por dia, o horário de atendimento nos centros foi ampliado e foi aberto o cadastro para pessoas com a partir de 40 anos.

O secretário Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, informou que a meta da Prefeitura é atender 15 mil pessoas por dia.

“Já temos uma capacidade instalada de atendimento de 12 mil pessoas por dia. Com a abertura do centro de vacinação na zona rural, ainda esta semana, vamos chegar a 15 mil pessoas. Com isso vamos ser uma das primeiras capitais a cobrir mais da metade da população vacinável. Nosso público é pessoas aptas para a vacinação é de pouco mais de 730 mil pessoas. Já ultrapassamos as 250 mil doses de vacinas aplicadas, somando as duas doses”, disse.

Horário ampliado

Com este novo local já são seis pontos de vacinação à disposição da população. Funcionarão das 8h às 20h o Centro de Vacinação UNDB, no Renascença; o Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Pavilhão de Eventos no Multicenter Sebrae, no Cohafuma; o drive-thru no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e o drive-thru instalado no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Os dois espaços montados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - o drive-thru e o Centro Municipal de Vacinação montado no Centro de Convenções - funcionam das 8h às 18h.

#FilômetroSãoLuís

Para facilitar ainda mais a vida da população, além de descentralizar os locais de vacinação, a Prefeitura lançou o #FilômetroSãoLuís, uma plataforma digital por meio da qual é possível saber onde tem 1ª e 2ª dose, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

Basta acessar saoluis.ma.gov.br/filometro para verificar as informações e escolher o melhor lugar para se vacinar.

Calendário

Nesta segunda-feira (31), estão sendo vacinadas as pessoas com 54 e 53 anos. Na terça-feira (1°) é a vez de quem tem 52 e 51 anos. Na quarta-feira (2) vacina o público de 50 e 49 anos.

Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís que pode ser acessada pelo endereço: https://saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis. Quem tem a partir de 40 anos já pode se cadastrar.

Nenhum comentário: