.

Prefeito Eduardo Braide entrega Praça Portugal, no São Francisco

 

 



O prefeito Eduardo Braide participou, na quinta-feira (10), das comemorações pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O evento em alusão a data foi marcado pela entrega de obras de melhoria da Praça Portugal, no São Francisco.  

“Quero dizer da importância desta homenagem no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa no Maranhão, fruto de uma lei de minha autoria, quando deputado estadual. É uma felicidade como prefeito vir aqui dar o nome a esta praça de Praça Portugal e com certeza a gente vai cuidar deste espaço que será de todos, mas em especial de lembrança e bons momentos da comunidade portuguesa”, disse o prefeito.  

Durante o evento na praça localizada na Rua Tijuca, no São Francisco, foram realizadas as apresentações do Coral São João, sob a regência do maestro Fernando Mouchrek e do cantor Alessandro Batista. Na ocasião, o cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Valinhas, disse que a homenagem é um momento muito especial a toda a comunidade e que a praça será um ponto de encontro para o povo português que vive em São Luís.

“Aqui será um espaço de encontro e de reviver um pouco da história de Portugal. Todo ano se renova a esperança de uma nova língua portuguesa crescendo no mundo todo. A comunidade portuguesa veio há muitos anos para se aventurar em São Luís em busca de uma vida melhor”, lembrou o cônsul.  

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, também falou da importância da data e das homenagens à comunidade portuguesa. “A nossa cidade tem uma colonização marcada pela colonização portuguesa e esse evento é um reconhecimento a um povo que atravessou mares e medo para chegar até aqui. Muito do que a gente tem hoje nós devemos a este povo desbravando e trazendo o melhor de sua cultura”, disse.  

O vereador Gutemberg Araújo (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, que se empenhou no pleito de renomear a praça para Praça Portugal, disse que o local vai ser um lugar simbólico que foi iniciada sua revitalização e que será “ ‘uma praça portuguesa com certeza’ é um importante ponto turístico de São Luís”, disse o parlamentar que, na ocasião, representou o presidente Osmar Filho.  

A praça recebeu melhorias na iluminação, paisagismo, limpeza e as vias do entorno receberam nova sinalização. Com vista para o mar, o espaço é um bonito local onde o evento foi realizado ao som de músicas tocadas pelo coral de São João.  

Entre os secretários presentes no evento, estavam Cláudio Ribeiro (Trânsito e Transporte), David Col Debella (Obras e Serviços Públicos); Felipe Mussalém (Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social); Marco Duailibe (Cultura); Saulo Santos (Turismo); Verônica Pires ( Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais); Walber Pereira (Instituto de Paisagem Urbana).


Nenhum comentário:

Postar um comentário