.

Prefeito Eduardo Braide lança “Prefeitura no Bairro” em comemoração aos 104 anos da Liberdade


 

“Eu estou tão feliz com todas as obras que o prefeito Eduardo Braide está trazendo para o nosso bairro hoje. A Liberdade nunca recebeu um presente como esse”. A felicidade de dona Conceição Pinto Silva, 89 anos, moradora da Liberdade há 60 anos, resume o sentimento da comunidade. Nesta quarta-feira (25), data em que o bairro comemora seus 104 anos de fundação, o prefeito Eduardo Braide fez o lançamento do programa Prefeitura no Bairro. 

A partir de agora, diversos serviços de revitalização e reestruturação serão executados na Liberdade para garantir melhores condições para a população. A Prefeitura de São Luís está investindo R$ 1.628.000,00 para entregar um bairro completamente revitalizado, com mais mobilidade, infraestrutura, segurança e qualidade de vida para os moradores. 


“Hoje a Liberdade comemora seus 104 anos de fundação. Uma parte significativa da história da nossa cidade foi construída neste bairro e pelas pessoas que aqui moram. Por isso, para marcar este dia histórico, estamos trazendo o maior conjunto de investimentos que o bairro já recebeu. Com o programa Prefeitura no Bairro vamos fazer a reforma do Mercado da Liberdade, do prédio onde funcionou a UEB Mário Andreazza para melhorar a educação no bairro. Também vamos fazer intervenções asfáltica e implantar nova sinalização de trânsito. Vamos garantir mais segurança com a nova iluminação de LED. O bairro vai ficar mais bonito e as novas praças e intervenções de arte urbana que serão executadas. E outra boa notícia é que a Liberdade passará a fazer parte do nosso roteiro turístico com a criação do roteiro Quilombo Cultural São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O lançamento do Programa Prefeitura no bairro contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; dos vereadores Raimundo Penha (PDT), líder do Governo Municipal na Câmara; e Concita Pinto (PCdoB).O ex-vereador e liderança do bairro Liberdade, César Bombeiro, também esteve presente. 


As boas notícias em forma de presente de aniversário foram recebidas com alegria e aplausos por parte dos moradores que participaram do lançamento.

“A gente estava precisando de um prefeito que olhasse para o nosso bairro e trouxesse as melhorias que a gente precisa. Agora a gente tem um prefeito assim. A Liberdade vai ficar muito melhor”, disse a dona de casa Conceição Pinto Silva, 89 anos. 

Quem também não escondeu a felicidade foi a agente de portaria Maria José Machado, 59 anos. Ela que é “nascida e criada no bairro”, como fez questão de dizer, afirmou que as melhorias anunciadas nesta quarta-feira eram aguardadas há muito tempo.

“A Liberdade, assim como diversos bairros de São Luís, precisam de muitos serviços para resolver os problemas que dificultam a vida da população. Não adianta vir, fazer uma coisa e ir embora. Tem que ser assim como será feito agora. Resolver várias coisas de uma vez”, comentou. 

O chefe de gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão (CGJ), desembargador José Bernardo Silva Rodrigues; e a juíza auxiliar da CGJ, Tereza Cristina Palhares Nina, também estiveram no lançamento do programa Prefeitura no Bairro Liberdade para anunciar a presença dos serviços da Corregedoria como o de regularização fundiária, realizar audiências de conciliação, entre outros.

PREFEITURA NO BAIRRO LIBERDADE

Por meio de uma ação conjunta de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de São Luís, a Liberdade receberá diversas intervenções nas próximas semanas. Uma destas intervenções será no prédio do antigo matadouro onde funcionou a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mário Andrezza. O prédio é um marco, pois foi a partir da sua construção que a comunidade começou a se formar. 

No local serão feitos serviços de pintura interna e externa, revisão do telhado e do forro, correções nas redes elétricas e hidrossanitárias, substituição de pias e vasos sanitários, entre outras, para que o espaço volte a ter condições de receber as crianças do bairro em idade escolar, sendo mais uma unidade de ensino para a comunidade. Atualmente, a UEB Mário Andreazza funciona no antigo prédio do Centro de Ensino Estado do Pará, que estava desativado. 

Também será feita a reforma do Mercado Municipal da Liberdade, que receberá pintura interna e externa, reforço na estrutura metálica de sustentação do mercado, reparos no telhado e calhas, demolição e construção de nova caixa d’água, nova sinalização e rampas de acesso. Será executada operação tapa buraco nas principais vias do bairro para melhorar a mobilidade e dar mais segurança à rota do transporte urbano. As vias receberão nova sinalização horizontal e vertical para disciplinar o tráfego. 


A Praça do Japão será totalmente revitalizada e dois novos espaços de lazer e convivência serão implantados no bairro. Um ficará localizado em frente à Igreja Santo Expedito e outro em frente ao Mercado da Liberdade. 

Também será executada a reforma da rotatória e canteiro central da Avenida Governador Luís Rocha, que receberá ainda novo projeto paisagístico. Para melhorar a limpeza urbana serão implantados novos pontos limpos e para embelezar ainda mais o bairro será feita pintura artística na escadaria de acesso à Floresta. 

Em comemoração aos 104 anos de fundação do bairro e em reconhecimento à sua importância cultural será implantada a criação do Roteiro Quilombo Cultural São Luís, incluindo o bairro no roteiro turístico de São Luís. Ao todo, serão 10 pontos de cultura para visitação no bairro. 

Também compareceram os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; Educação, Caroline Marques Salgado; Turismo, Saulo Santos; Trânsito e Transportes, Diego Baluz; Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; Planejamento e Desenvolvimento, Simão Cirineu; Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; os presidentes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Pereira; do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto; e o Corregedor-geral do Município, Sérgio Motta.


Nenhum comentário: