Prefeito implanta academias ao ar livre e garante novos espaços para atividade física

Com a implantação de academias ao ar livre em vários pontos da capital o prefeito Edivaldo tem garantido a população novos espaçoos para a prática de atividades físicas e de lazer.

Entre os beneficiados com os equipamentos intalados em praças e parque da cidade estão idosos que participam do programa São Luís Saudável, da Prefeitura de São Luís.
Um grupo deles estrearam na tarde de terça-feira (6) os equipamentos da academia, projeto da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel).

Os equipamentos são instrumentos que vão somar com as atividades já executadas regularmente pelos idosos do programa, que tem o objetivo de estimular a prática de atividades físicas.

Dança, alongamento, caminhadas e exercícios localizados. Essas são algumas das técnicas utilizadas no programa São Luís Saudável para que os idosos possam movimentar o corpo e fortalecer os músculos.

Além dessas atividades, os idosos passam a contar com cerca de 20 equipamentos para exercitar braços, pernas e movimentar o corpo todo. Tudo isso sendo praticado ao ar livre, em contato direto com a natureza.

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin, acompanhou as atividades. "Essas academias ao ar livre com certeza são uma grande conquista da gestão do prefeito Edivaldo, pois dá oportunidade para o cidadão praticar suas atividades, com o auxílio desses equipamentos e de forma mais eficiente. O objetivo da Prefeitura é beneficiar ainda mais a população", ressaltou o secretário.

Além do Parque do Bom Menino, as academias foram instaladas nas praças da Alemanha, do Ipem São Cristóvão, do Bacanga, do Ipem Turu, do Letrado, do Radional, na Quadra do Sabará, Projeto Rio das Bicas e no Circo Escola Cidade Operária.

BENEFÍCIOS

A educadora física, Kamilla Cutrim, que conduz as atividades do programa no Parque do Bom Menino, confirmou os benefícios dos equipamentos para reforçar o trabalho realizado pelo programa.

"Esses equipamentos contribuem com as atividades, pois com os aparelhos e os demais exercícios desenvolvemos uma série de atividades que melhoram a força, o equilíbrio e o condicionamento físico. Eles ficam mais resistentes e animados para o dia-a-dia", afirmou.

Animados com a novidade, idosos contaram como as atividades do programa tem contribuído para um estilo de vida mais saudável. "Sempre fiz atividade física e esse projeto me ajuda a continuar me exercitando. Participo há mais de três anos e me sinto muito bem quando faço os exercícios. Até o médico recomendou que eu não deixasse de vir, pois essas atividades fazem muito bem para a minha saúde", destacou a aposentada Deusuíta Lima, 73 anos.

A atividade física também tem transformado a vida do aposentado João Arouche dos Santos, 60 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele contou que o programa tem ajudado muito na sua recuperação.

"Estou há quase um ano nesse projeto e gosto muito de participar. Eu sofri um AVC e passei três meses na cadeira de rodas. Hoje, já ando até sem o auxílio de uma bengala e faço exercícios, tudo graças ao projeto", disse.

Nenhum comentário: