Prefeitura capacita Agentes de Trânsito para condução de viaturas em situação de emergência

A capacitação visa melhorar as operações de fiscalização do trânsito
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), dando seguimento à política implementada pelo prefeito Edivaldo que visa garantir mais segurança ao trânsito da cidade, promoveu o II Curso de Condução Avançada em Operações de Segurança (II CAOS).

O intuito foi aperfeiçoar as operações de trânsito que envolvem a utilização de viaturas nas avenidas e ruas da capital. O curso, que começou na última segunda-feira (12) e foi encerrado nesta quarta-feira (14), terá a cerimônia de certificação sexta-feira (16).

A capacitação foi ministrada pela Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) e envolveu 80 agentes de trânsito, além de profissionais de instituições de segurança pública.

Com as aulas, o agente condutor de viatura (automóveis e motocicletas) aperfeiçoou suas ações em situações de emergência, urgência ou perigo, preparando-o para desgastes físicos e psicológicos e aprimorou os conhecimentos sobre o funcionamento do veículo, assim como, noções de operações de escolta e batedores.

Entre as disciplinas que integraram a grade curricular do curso estão História do automóvel; Mecânica básica de veículos automotores; Direção defensiva, ofensiva e evasiva; Escolta e batedores; Direção sob estresse; e Prática veicular (manobras em ambiente controlado).

Indispensável ao trabalho dos agentes de trânsito, as viaturas são usadas nas diligências e no deslocamento para o atendimento de demandas diversas no trânsito de São Luís.
Chegar rápido para desobstruir ou mesmo orientar e pode resultar no perfeito funcionamento do trânsito. Por isso a necessidade de condução com agilidade e segurança para garantir a fluidez.

SEGURANÇA

Para o coordenador de fiscalização de trânsito da SMTT, Adriano Medeiros, a capacitação vai melhorar as operações de fiscalização do trânsito.

"A direção de uma viatura não é a direção comum de um veículo de passeio normal, exige muito mais habilidade do agente, muito mais controle emocional, por que o agente de trânsito tem que chegar muito mais rápido no local e para isso tem que ter técnica de pilotagem avançada que são aplicadas no dia a dia, onde ele vai desenvolver maior velocidade com maior segurança, não só pra os agentes de trânsito, mas para todos usuários da via".

O curso foi ministrado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado na BR 135, Tiribi, em São Luís. O agente de trânsito Jackcydenes Lindoso está participando do curso pela primeira vez.

 "A capacitação tem sido de grande aprendizado individual e coletivo para benefício da sociedade. Atividades de deslocamento de viaturas em locais de difícil acesso, embarque e desembarque em situações de emergência e práticas de deslocamentos de viaturas com obstáculos na via com tempo estipulado, são ações que nos deparamos diariamente", diz.


Nenhum comentário: