Prefeitura monta esquema especial na área da saúde para o Carnaval 2019



A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai reforçar os serviços de urgência e emergência na rede de assistência da cidade durante os dias da folia de momo. Desde sexta-feira (1ª) a terça-feira (5), equipes de médicos, enfermeiros e outros profissionais se revezam em regime de plantão especial para garantir o atendimento 24 horas.

Além das unidades mistas do Bequimão, São Bernardo, Itaqui-Bacanga e Coroadinho, que terão equipes de prontidão nos setores de emergência, também estarão disponíveis os socorrinhos do Cohatrac e São Francisco, a Unidade de Pronto Atendimento municipal na zona rural, no Distrito Industrial, o Pronto-Socorro do Anil, os Socorrões I e II, e o Hospital da Criança.

Além de disponibilizar a estrutura física das unidades de saúde, a Prefeitura também intensificará as ações de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial, a AIDS e a sífilis.

Este ano, o serviço contará com uma novidade: o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Rua. De acordo com a coordenação do Programa IST/AIDS, equipes percorrerão os principais circuitos de rua para orientar sobre prevenção.

Nesta ação serão distribuídos preservativos, materiais educativos e disponibilizadas informações sobre a importância da testagem do HIV, sífilis, hepatites B e C.

O trabalho preventivo em ISTs/AIDS começou no pré-Carnaval, com a realização de oficinas de capacitação e formação de multiplicadores, e a presença de educadores em saúde nos principais terminais de entrada e saída da cidade, alertando os viajantes.

CIRCUITO DA FOLIA

Uma tenda com profissionais de saúde para atendimento emergencial também será montada na Passarela do Samba, no Anel Viário, onde acontece o desfile de escolas de samba e blocos organizados. O local contará ainda com uma ambulância de suporte básico para transporte de pacientes às unidades de saúde, caso necessário.



Nenhum comentário: