Famílias atingidas pelas fortes chuvas em São Luís recebem geladeiras novas



As notícias das últimas semanas não foram boas para algumas famílias moradoras de bairros afetados pelas fortes chuvas. Os bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém, Sá Viana e adjacências foram os mais prejudicados com os alagamentos. Nesse cenário desolador, a união de duas instituições trouxe a oportunidade de um recomeço na manhã desta quinta-feira, 18, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís.

Defensoria Pública do Estado
A Cemar e a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) firmaram parceria para a doação de 120 geladeiras em apoio às vítimas dos estragos causados pelas fortes chuvas em São Luís. A prioridade foi ajudar moradores que tiveram prejuízos, parciais ou totais, com as inundações, desabamentos e remoções pela Defesa Civil, dos bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana.

Além da doação das geladeiras, a Cemar foi além, esteve com o Caminhão Mais Economia, Caminhão Mais Educação (com atividades educativas sobre segurança e dicas de economia com a energia elétrica), Troca de Lâmpadas comuns por LED (que representam mais economia) e o Cemágico (personagem da Cemar que promove ações lúdicas e interativas com o tema sustentabilidade e mágicas).

Foram identificadas mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade, que receberam a visita da equipe Projeto Comunidade Eficiente Cemar, para avaliação criteriosa dos equipamentos e rede elétrica, a partir de uma lista de assistidos disponibilizada pela DPE.

A dona de casa, Joana Darck, uma das contempladas na ação social, comentou que “foi muito gratificante estarmos aqui recebendo este benefício das geladeiras. Só o fato de não haver nenhuma vítima nessas enchentes já nos deixa muito felizes.” Alberto Bastos, Defensor Geral do Maranhão apontou que, “quando a Defensoria tomou conhecimento dos impactos das chuvas e da perda dos bens dos moradores, percebemos que para além do aluguel social, eles precisavam de mais, então nós procuramos a Cemar para que promovêssemos também a doação de geladeiras para as famílias de baixa renda atingidas”.

“A Cemar, por meio do seu Programa de Eficiência Energética, resolveu beneficiar de alguma maneira essa população que foi afetada pelas chuvas nos bairros Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana. Com isso, em parceria com a DPE trouxe os programas sociais que vão ajudar muito essas comunidades no dia a dia, com as dicas de economia de energia, segurança, principalmente nesse período chuvoso e, claro, a geladeira nova que vai proporcionar um consumo menor nas residências afetadas”, finalizou o Engenheiro de Estudos e Planejamento da Cemar, Willian Melo.

Nenhum comentário: