Prefeitura realiza ação no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta-feira


Para prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença e a importância da prevenção é comemorado, no dia 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

A pressão alta atinge, em média, um em cada três brasileiros, chegando a  acometer metade da população na terceira idade. Ela é responsável por 40% dos infartos no Brasil e por 80% dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Para comemorar essa data e estimular o cuidado com a saúde e prevenção, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza nesta sexta-feira (26), atendimento da verificação da pressão arterial, rodas de conversa, dinâmicas e outras atividades educativas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, na Unidade Básica de Saúde do Bairro de Fátima, às 8h30.

A iniciativa é incentivada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que ao longo da gestão vem concentrando investimentos e esforços para a melhoria dos serviços públicos de saúde.

Dados do E-SUS apontam que, em 2018, foram atendidos individualmente, nas unidades básicas municipais, 65.171 pessoas com problemas relativos à hipertensão arterial.

As estatísticas mostram ainda que, de 1º de janeiro deste ano a 31 de março último, foram feitos 13.612 atendimentos voltados para diagnóstico de hipertensão.

Caso seja detectada a pressão alta no procedimento de aferição e haja suspeita da doença, é sugerido ao paciente o acompanhamento da pressão por sete dias.

No caso de diagnóstico de hipertensão, será aplicado tratamento à base de medicamentos, associado à terapia não medicamentosa (TNM), que envolve medidas nutricionais, prática de atividades físicas, suspensão do uso do fumo e controle do estresse, dentre outras ações que ofereçam ao paciente condições de viver com mais qualidade.


Nenhum comentário: