Projeto que institui campanha “Abril Marrom” no município é aprovado pela Câmara



A Câmara Municipal de Paço do Lumiar aprovou na manhã desta sexta-feira (20) projeto de Lei 024/ 2019 de autoria do vereador Fernando Muniz (PP), que institui a campanha “Abril Marrom” destinada a prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira.

A campanha será realizada anualmente no mês de abril e se destina a conscientizar a população para a importância da prevenção de doenças oculares que possam levar à cegueira.

Segundo Fernando Muniz, o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, revelou que 6,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual, sendo 528 mil cegos (entre a cegueira de nascença e adquirida) e mais de 6 milhões com grande dificuldade permanente de enxergar – a chamada baixa visão ou visão subnormal.

Ainda segundo Fernando Muniz, os especialistas afirmam que a grande maioria dos casos de cegueira são reversíveis, mas a falta de informação e a detecção tardia dos sinais de doenças oculares acabam levando o paciente a cegueira.

“A informação ainda é uma aliada importante na prevenção da cegueira, que pode ser evitada na maioria dos casos, segundo os médicos especialistas”, afirmou.

Nenhum comentário: