Prefeito Eduardo Braide acompanha obras de asfaltamento na região do Santa Bárbara, Zona Rural da cidade

 



O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nesta segunda-feira (23), o andamento das ações do programa Asfalto Novo na região do Santa Bárbara, na Zona Rural de São Luís. A pavimentação chega no momento em que os operários estão executando os reparos finais no sistema de drenagem profunda da localidade, que dá fim aos alagamentos históricos enfrentados pelos moradores. No total, sete quilômetros de asfalto serão implantados para garantir mais mobilidade e qualidade de vida. 

"Estamos solucionando uma demanda antiga dos moradores da Santa Bárbara. Por muitos anos eles tiveram de conviver com buracos, poeira, lama e vários alagamentos durante o período chuvoso. Nosso objetivo é proporcionar mais acessibilidade, dando melhores condições para os condutores e pedestres que transitam por essa região tão importante da nossa zona rural. O asfalto novo também vai garantir a valorização dos imóveis da região e mais dignidade aos moradores", disse o prefeito Eduardo Braide

Durante a vistoria, o prefeito Eduardo Braide percorreu toda a Avenida Brasília, uma das principais do Cruzeiro de Santa Bárbara e que está recebendo asfalto novo, e conversou com os moradores.

Em trechos já concluídos da obra, operários avançam com a construção da drenagem superficial - meio-fio e sarjeta, e de calçadas, ação executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

"Com a conclusão dos serviços de drenagem profunda, agora estamos avançando com o asfalto novo por vários pontos da comunidade. O objetivo do prefeito Eduardo Braide com essa obra é proporcionar mais infraestrutura e qualidade de vida para todos os moradores, ou seja, acabar com os problemas que impactavam diretamente no dia a dia deles, tais como buracos, alagamentos, dentre outros. A meta é concluir tudo ainda no mês de setembro", disse o secretário David Col Debella, titular da Semosp. 

Além do asfaltamento, os serviços em execução na região do Santa Bárbara incluem 12 quilômetros de rede de drenagem profunda, beneficiando bairros como Santa Bárbara e Cruzeiro de Santa Bárbara (onde o sistema de drenagem profunda já foi concluído), São Raimundo e Tibiri, entre outros que fazem parte da zona rural da cidade.

Moradores satisfeitos


O avanço da obra tem deixado os moradores satisfeitos e aliviados. De acordo com eles, todo o caos que tiveram de enfrentar nos últimos anos ficou, definitivamente, no passado. Com a drenagem profunda concluída e o asfaltamento avançando, "a vida agora é outra", afirmou o eletricista Carlos Magno Pereira, de 52 anos, que reside em um imóvel localizado na Avenida Brasília desde criança. 

Mesmo com a obra em curso, a promotora de vendas Athayane Santos, de 35 anos, também conta que a mudança já é perceptível.

"Vez ou outra tem chovido forte e a gente já nem vê mais a água na rua por muito tempo, logo escoa. Melhor que o asfalto, só a drenagem que foi feita. O sentimento é de gratidão”, expressou. 

Vizinha dela, a pensionista Raimunda Fonseca, de 75 anos, lembra que teve a casa invadida pela enxurrada no passado, mas que, agora, a realidade está melhorando.

"Antes era muito buraco, muita água invadindo as casas. Lá em casa mesmo chegou a entrar água. As dificuldades eram muitas, tanto para os condutores, quanto para os pedestres. Agora, a gente vê que tudo está melhorando”. 

Mais

O prefeito Eduardo Braide, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, também aproveitou a oportunidade para visitar o Residencial São Jerônimo, construído com recurso do Governo Federal e entregue pela Prefeitura de São Luís há pouco mais de um ano, onde residem cerca de 500 famílias. 

No local, será estudada a possibilidade de construir uma via paralela para facilitar o acesso dos moradores ao transporte público, servindo, também, de ligação entre os bairros Cruzeiro de Santa Bárbara e Cidade Operária. Além disso, o prefeito também ordenou, na ocasião, que a Semosp envie uma equipe para solucionar os problemas de iluminação pública no local.

Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo foi lançado pelo prefeito Eduardo Braide no dia 14 de agosto, no bairro Vila Nova República, Zona Rural de São Luís, onde foi assinada a Ordem de Serviço para a execução do programa, e o anúncio do prefeito para início imediato dos serviços na área. 

No total, a primeira etapa do programa Asfalto Novo vai implantar 80 km de pavimentação em ruas e avenidas de São Luís, nesta fase, notadamente nos bairros da zona rural, melhorando a mobilidade urbana, encurtando as distâncias entre as comunidades, garantindo segurança no tráfego e facilitando o acesso de veículos usados na prestação de serviços públicos essenciais como a coleta dos resíduos sólidos, forças de segurança pública e de salvamento.


Nenhum comentário: