Campanha 'Outubro Rosa' na Assembleia terá início com consultas preventivas





A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), dará início, na quarta-feira (13), à programação alusiva à campanha 'Outubro Rosa', de prevenção ao câncer de mama. Consultas com médicos ginecologistas, mastologistas e nutricionistas serão disponibilizadas às servidoras da Casa no Setor Médico, a partir das 13h, mediante apresentação de contracheque e por ordem de chegada.

Segundo a diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia, Melina Sá, a programação avançará até o dia 15. "Os atendimentos serão realizados em parceria com o Centro Ambulatorial Diagnóstico (CAD) e o Laboratório Lacmar", informou.

Exames

Melina esclareceu que os exames laboratoriais serão realizados somente para as servidoras que comprovarem, por meio de seus contracheques, o desconto para o FUNBEN (assistência à saúde voltada para servidores estaduais, considerada como saúde suplementar nos moldes estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde - ANS). “A sexta-feira (15) ficará reservada para a coleta de material dos exames requisitados pelos médicos nas consultas realizadas nos dias 13 e 14", esclareceu a diretora.

O que é

'Outubro Rosa' é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando o símbolo da prevenção (laço cor de rosa) foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Desde então, a data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

Estatística

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, em torno de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. É o tipo de tumor que mais acomete a população feminina brasileira e o que mais mata.

No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcóolicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física.

Programação

Dia 13 – Tarde

Consultas com ginecologista e mastologista

Dia 14 – Tarde

Consultas com ginecologista e nutricionista

Dia 15 – Manhã e tarde

Coletas laboratoriais de exames

Nenhum comentário: