Mostra Gastronômica encerra programação nordestina no Senado Federal

Pratos típicos da culinária maranhenses foram destaque da mostra (Foto/Divulgação)


Em três dias a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, em parceria com o Sebrae, realizou mostras de artesanato e gastronomia para promover cultura e economia criativa da Região Nordeste._

Foi encerrada nesta quinta-feira (28), em Brasília, a programação da etapa nordestina do ciclo "Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do Desenvolvimento Regional", de iniciativa da senadora Kátia Abreu, presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, em parceria com o Sebrae Nacional e dos estados do Nordeste, por meio da Associação dos dirigentes do Sistema Sebrae (ABASE).

A programação começou em uma sessão especial liderada pela senadora Kátia Abreu, com a participação dos chefs de cozinha, César Santos (Pernambuco) e João Cumpadre (Paraíba), do superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e o Secretário Municipal de Governança de Maceió (AL), Antônio Carvalho Neto. Na plateia, representantes de embaixadas, senadores, dirigentes dos Sebraes da Região Nordeste e convidados.

"O Sebrae tem um papel fundamental para o desenvolvimento do país e é por isso que reconhecemos e defendemos a manutenção dessa empresa", declarou a senadora Katia Abreu, que aproveitou para convidar os Sebraes estaduais a contribuírem com a promoção e fortalecimento dos pratos típicos estaduais e roteiros turísticos, tanto no cenário nacional como internacional.

Após a sessão especial, foi aberta a Mostra Gastronômica, realizada no Restaurante do Senac, no Senado Federal. Cada estado apresentou um pouco da sua culinária tipica. Do Maranhão o cardápio assinado pelo Chef Samuel Mendes, do Restaurante do SENAC-MA, incluiu arroz de cuxá, torta de camarão, maxixada e uma verrine de juçara.

"Saímos dessa experiência com o sentimento de dever cumprido, apresentando um pouco da nossa rica cultura, artesanato e gastronomia e esperamos em breve participar de outras iniciativas que contribuam para que nossos empreendedores criativos possam ampliar seus mercados", avaliou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Também presente aos eventos, a diretora de Administração e Finanças da instituição, Rachel Jordão acredita que ações assim mostram também a atuação integrada do Sebrae e outras instituições do Sistema S para fortalecer o empreendedorismo em todo o país.

"Essas ações são resultado de uma união de esforços das instituições e do poder legislativo, mostrando que boas parcerias beneficiam todos os envolvidos, principalmente quem mais interessa e precisa, que, nesse caso, foram os empreendedores criativos", disse a executiva.



Nenhum comentário: